domingo, 2 de dezembro de 2007

Venezuela denuncia operação alicate

A inteligencia venezuelana vazou um documento que teria sido escrito no último dia 20 de novembro pelo funcionário Michael Steere, da embaixada yankee na venezuela e enviado ao diretor da CIA.

Ponho aqui a tradução feita pelo Luiz Carlos Azenha em seu site, que segundo ele, está sujeita a erros, mas nada que altere profundamente o seu conteudo.

"MEMORANDO CONFIDENCIAL

De: Michael Middleton Steere, Embaixada dos Estados Unidos

Para: Michael Hayden, Diretor da Central de Inteligência Americana

Assunto: Fase final da Operação Alicate

Levando em consideração os documentos anteriores sobre a Operação Alicate, que coordena o HUMINT [Human Intelligence, setor de inteligência humana] de acordo com a ordem 3623-g-0217, cumpro informá-lo o status atual da operação, que se encontra em fase final.

De forma resumida, apresento os diversos cenários descritos nos memorandos anteriores, os quais nas últimas semanas adquiriram novos contornos:

Cenário Eleitoral

Tal como informei no memorando anterior, as tendências de intenções de voto se mantém. Até agora as distintas medições realizadas, incluídas as nossas, dão ao SIM uma vantagem entre 10 e 13 pontos (57% SIM, 44% NÃO). Tal estimativa percentual se dá num marco de abstenção em torno de 60% dos eleitores inscritos. Nossa análise observa que essa é uma tendência irreversível no curto prazo, ou seja, nos próximos 15 dias não se pode modificar de maneira significativa.

Por outro lado, a campanha publicitária promovida pelo Plano e as deserções nas fileiras governamentais (Podemos-Baduel, por exemplo) conseguiram tirar de Chávez seis pontos em sua posição inicial, tal como não havia acontecido em outras campanhas, quando ele partiu com uma vantagem de 15 a 20%.

[...]

Nesse sentido, este escritório recomenda executar o previsto no plano da Operação Alicate, no caso de consolidar-se nos próximos dias este cenário. Como é de seu conhecimento temos proposto um elenco de respostas, dentre as quais estão:

- Impedir o plebiscito ou desconhecer o resultado enquanto, ao mesmo tempo, se faz a campanha do NÃO.


Em termos de orientação tática, pode parecer contraditório, mas para o momento político conjuntural é necessária a sua combinação. Nos dias que faltam podemos fortalecer as atividades que podem impedir o plebiscito e ao mesmo tempo preparar as condições para desconhecer os resultados.

No caso de não reconhecimento dos resultados, é importante a criação de uma matriz de opinião sobre a vitória do NÃO e em tal sentido continuaremos trabalhando com as empresas de pesquisas que contratamos. Ao mesmo tempo que mantemos a campanha pelo NÃO, trabalhamos na crítica ao CNE [TRE venezuelano] e sua conexão com uma série de fraudes, o que gera na opinião pública a sensação de fraude. Nesse sentido temos insistido nas inconsistências do registro eleitoral permanente, mantivemos contato com uma equipe de especialistas de universidades, que por seu prestígio acadêmico dá credibilidade à teoria de uma manipulação de dados por parte do CNE, além de lançar dúvidas sobre a tinta [usada para marcar quem já votou] e o comportamento das máquinas de votação.

Nesse contexto, confundir o ato de votação no dia 2 de dezembro se integra com a campanha do VOTA e PERMANEÇA [pela qual os antichavistas não se dispersariam], para produzir uma implosão que nos permita executar a ordem já estabelecida na Operação Alicate. Neste último aspecto combinamos com forças aliadas dar informações nas primeiras horas da tarde de domingo, 2 de dezembro, explorando as sondagens preliminares nas mesas de votação. A operação montada requer uma coordenação dos meios de comunicação a nível internacional, de acordo com o combinado.

Como explicamos em outro documento, trabalhar com estes dois cenários não deixa de ser politicamente perigoso, pela divisão que existe nos grupos opositores. Apesar de nosso esforço para unir a todos os setores, há opiniões contrárias a alguns aspectos de nosso Plano. Fizemos contatos e reuniões com o Primeiro Justiça e Novo Tempo e parece que não vão apoiar nossa estratégia. Ao contrário do Comando Nacional de Resistência e da Ação Democrática, com quem temos trabalhado as duas opções. Aqui é necessário ressaltar o papel que vem sendo desempenhado por Peña Esclusa e Guyon Cellis, de acordo com a coordenação prévia de Richard Nazario, com o objetivo de disseminar em todo o território nacional pequenos focos de protesto, que gerem um clima de ingovernabilidade, permitindo a revolta geral de uma parte substancial da população.

Desta forma, considero conveniente que a operação seja canalizada para o escritório, evitando complicações para a Embaixada.

Tarefas imediatas:

A combinação das atividades anteriores (impedir o plebiscito, denunciar a fraude e ocupar as ruas) resultará no encerramento vitorioso de nossa operação se sustentarmos o esforço diplomático para isolar ainda mais Chávez no terreno internacional, unir a oposição e buscar uma aliança dos abstencionistas com os que votam pelo NÃO; aumentar a pressão nas ruas nos dias que antecedem o 2 de dezembro; executar ações militares de apoio às mobilizações e tarefas propagandísticas; e completar a preparação operacional de nossas forças.

O apoio das equipes externas vindas do país verde e azul está coordenado, a ação marítima do azul está prevista e a fronteira com o verde, nos pontos determinados, está livre.

Seguem as tarefas realizadas para cumprir com as metas:

Quanto às mobilizações de rua, tal como contempla o plano, conseguimos persuadir importantes setores estudantis para as mobilizações, ligados a instituições educativas privadas, para que se incorporem organicamente à nossa inciativa de destituir Chávez. Na terceira semana de novembro conseguimos um acordo com os líderes emergentes que acolheram nosso ideário de democracia e liberdade.

[...]

Como você sabe, um dos objetivos da Operação Alicate é controlar uma franja territorial ou institucional, com apoio maciço dos cidadãos descontentes, em um período de 72 a 120 horas, tempo estimado como mínimo para detonar a fase seguinte das ações previstas, dentre as quais um pronunciamento militar.

[...]

Na esfera da propaganda e das operações psicológicas contempladas no plano em curso é onde temos tido o maior êxito, a ponto de que nas últimas semanas impusemos a nossa agenda, dominando a cena publicitária. O papel da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) e das agências internacionais tem sido chave.

[...]

Neste último aspecto [financeiro] devo informar-lhe que dos 8 milhões que foram transferidos quase tudo foi gasto em propaganda, publicidade e contribuições a algumas organizações de fachada. Neste último caso temos tido dificuldades com a Development Alternative INC, já que a inteligência inimiga acompanha nossa conexão com o senhor Gerson Patete e tem monitorado a conta corrente do Banco Mercantil, No 0105-0026-59-102636243-1. É
urgente seguir fazendo transferências para essa conta e estabelecer outro canal para o financiamento contemplado nessa fase da Operação Alicate."

A jornalista americana Eva Golinger, resumiu os objetivos tratados neste documento e identificou os países verde e azul, como Colômbia e Curaçao, este último faz parte das Antilhas, na costa venezuelana. Faço aqui minha tradução de seu resumo, também sujeita a erros, mas nada que vá alterar o contexto das suas palavras.

Para poder impediro referendo, a CIA propõe as seguintes ações:

  • Aquecer as ruas e levar fogo e "velas" [barricadas e incêndio de pneus, por exemplo].
    Criar um clima de ingovernabilidade.
  • Provocar um levantamento geral de uma parte substancial da população "Vota e cái", plano de implosão dentro dos centros de votação.
  • Começar a dar informações nas primeiras horas da tarde de domingo, 2 de dezembro, explorando pesquisas boca de urna.(Em violação das normas da CNE, equivalente ao TRE brasileiro).
  • Coordenar tudo isto com os meios de comunicação nacionais(Ravell, Globovisión e RCTV) e internacionais.

Pada poder desconhecer os resultados do referendo, a CIA propõe o seguinte:

  • Criar uma fonte de opinião de uma suposta vitória do "NÃO".
  • Usar espiões contratados pela CIA.
  • Criticar e desligimiar a CNE.
  • Criar uma sensação de fraude.
  • Usar experts das universidades que fazem acreditar em uma manipulação da informação pela CNE, Registro Eleitoral Permanente(REP) e a tinta que se utiliza durante a votação para marcar quem votou.

Além disso o memorando da CIA, escrito pelo funcionário Michael Steere, proclama a necessidade de executar estas ações para poder atingir seu objetivo:

Impedir o referendo.

Denunciar uma fraude

  • Impedir el referéndum.
  • Denunciar el fraude.
  • Tomar as ruas.
  • Isolar ainda mais Chavez no âmbito internacional.
  • Buscar a aliança dos abstencionistas e dos que votaram pelo NÃO.
  • Sustentar com firmeza a propagandacontra Chavez.
  • Executar ações militares de apoio a mobilização e a propaganda.
  • Concluir as operações militares nas bases miliates de Colômbia e Curaçao
  • Impulsionar um pronunciamento militar dentro da guarda nacional
Chavez garante que se perder, se afastará da política permanentemente, enquanto se ganhar, a CIA e a oposição prometem incendiar o país e o mundo. Em resposta, Chavez proferiu que se ganhar e tais medidas de contingencia previstas no memorando se confirmarem, suspenderá imediatamente as exportações de petroleo para os yankees, o que me faz pensar que estes planos foram descartados por parte de Washington.

[Fontes: São dezenas, procure no google venezuela + "Operação Alicate" ]

Nenhum comentário: